NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Estilo de vida sedentário: visão geral das evidências atualizadas de riscos potenciais à saúde

Publicado

em

Um terço da população mundial com 15 anos ou mais pratica atividades físicas insuficientes, o que afeta a saúde. No entanto, os riscos para a saúde decorrentes de comportamentos sedentários não são bem conhecidos. A duração média diária do comportamento sedentário é de 8,3h entre a população.

Os estilos de vida sedentários estão a espalhar-se por todo o mundo devido à falta de espaços disponíveis para exercício, ao aumento dos comportamentos sedentários ocupacionais, como o trabalho de escritório, e ao aumento da penetração da televisão e dos dispositivos de vídeo. Consequentemente, os problemas de saúde associados estão aumentando. Um estilo de vida sedentário afeta o corpo humano através de vários mecanismos.

Os comportamentos sedentários reduzem a atividade da lipase lipoproteica, a glicose muscular, as atividades dos transportadores de proteínas, prejudicam o metabolismo lipídico e diminuem o metabolismo dos carboidratos. Além disso, diminui o débito cardíaco e o fluxo sanguíneo sistêmico, ao mesmo tempo que ativa o sistema nervoso simpático, reduzindo em última análise a sensibilidade à insulina e a função vascular. Também altera o eixo do fator de crescimento semelhante à insulina e os níveis de circulação dos hormônios sexuais, o que eleva a incidência de cânceres relacionados aos hormônios.

O aumento do tempo sedentário prejudica o gravitostato, o homeostato do peso corporal, e o ganho de peso, a adiposidade e a inflamação crônica elevada causada pelo comportamento sedentário são fatores de risco para câncer.

Os comportamentos sedentários têm impactos adversos abrangentes no corpo humano, incluindo aumento da mortalidade por todas as causas, mortalidade por doenças cardiovasculares, risco de cancro e riscos de distúrbios metabólicos, como diabetes mellitus, hipertensão e dislipidemia; distúrbios músculo-esqueléticos tais como artralgia e osteoporose; depressão; e comprometimento cognitivo. Portanto, reduzir comportamentos sedentários como passar o dia inteiro mexendo no celular ou assistindo séries e aumentar a atividade física são importantes para promover a saúde pública.

Advertisement

Colunista: @annaalveszoficial

Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS