NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Cortisol: o ‘hormônio do estresse’ é mesmo o culpado por seus problemas de saúde?

Publicado

em

O Estresse Crônico e o Cortisol: Mitos e Verdades

O estresse crônico pode manter os níveis de cortisol elevados, mas a interpretação de resultados de exames é complexa. Segundo o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Paulo Miranda, “correlacionar níveis de cortisol pela manhã com o diagnóstico de estresse ou utilizá-lo como ferramenta de estresse é um grande equívoco”.

A Liberação de Cortisol

A liberação de cortisol segue o ciclo circadiano: valores máximos pela manhã e mínimos à noite. “Medir o cortisol basal, pela manhã, ou sem testes padronizados não vai nos ajudar a dar diagnóstico de nada”, afirma Miranda.

Diagnóstico Individualizado

Advertisement

Quando há suspeita de alterações graves, os médicos devem receitar exames mais completos e fazer um diagnóstico individualizado, baseado em vários fatores.

Queixas Comuns, Causas Diversas

Os especialistas recomendam cuidado ao consumir conteúdos sobre o tema nas redes sociais. Alguns vídeos apontam dores de cabeça, insônia, ansiedade, dificuldade de perder peso e baixa libido como sinais prováveis de níveis alterados de cortisol.

Cuidado com Informações Generalizadas

Paulo Miranda reforça que os diagnósticos devem ser individualizados e que informações divulgadas de forma generalizada demais, de fontes pouco confiáveis, não devem ser motivo de preocupação extrema.

Advertisement

Quando Procurar um Médico?

Os médicos alertam que há casos em que um aconselhamento médico especializado deve ser procurado imediatamente. Sintomas combinados e persistentes, mesmo diante de mudança de hábitos, podem indicar hipercortisolismo.

Conclusão

O estresse crônico e o cortisol são temas complexos que exigem diagnóstico individualizado e tratamento especializado. É importante buscar informações confiáveis e consultar um médico em caso de suspeita de alterações graves.

Advertisement
Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS