NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Terapias alternativas podem ajudar contra as dores na coluna

Publicado

em

Preta Gil - Foto divulgação

OMS diz que oito a cada 10 pessoas devem sentir incômodos na coluna em algum momento da vida

No começo do ano, a cantora Preta Gil sofreu com fortes dores na coluna causadas pela hérnia de disco e foi internada. Em desabafo nas redes sociais, ela falou que faria tratamentos como Pilates, Reeducação Postural Global (RPG) e fortalecimento para evitar outra crise.

Segundo o ortopedista Acássio Barreto, existem várias causas de dor lombar, desde lesões musculares até problemas renais. “A maioria dos casos de dores na lombar avaliadas na emergência dos hospitais são contraturas musculares. Mesmo entre pacientes que possuem diagnóstico de hérnias de disco”, aponta.

Tratamentos alternativos

De acordo com o médico, os principais tratamentos considerados alternativos para a dor lombar, que produzem resultados satisfatórios, são a osteopatia, quiropraxia, fisioterapia clássica, uso de substâncias como cúrcuma e boswellin, além de derivados de Cannabis Medicinal e acupuntura. “Cada paciente precisa ser avaliado individualmente, observando suas comorbidades e características únicas para se chegar a um tratamento ideal. É de extrema importância a avaliação multidisciplinar”, orienta.

Ao falarmos menos medicamentos e mais terapias alternativas para tratar a dor lombar, questionamos o especialista se isso tem sido uma solução mais eficaz. Ele responde que depende de cada caso, pois muitos pacientes se beneficiam desses tratamentos, evitando o uso prolongado de anti-inflamatórios não hormonais. “É uma excelente alternativa, principalmente para idosos, em que o uso destes medicamentos podem causar lesões graves, principalmente de estômago e rins.

Advertisement

Estudos científicos que norteiam o uso dessas terapias ainda são escassos e de pouca relevância, mas a resposta clínica dos pacientes que são tratados dessa forma são animadores. Muitos diminuem o uso de analgésicos e reduzem as faltas ao trabalho por conta da dor”, explica.

Dor crônica da coluna

Barreto comenta que a dor crônica é um desafio na medicina. Muitos pacientes sofrem com esses sintomas e alguns obtêm pouco resultado mesmo com tratamentos mais invasivos. Ele destaca que o uso de derivados da Cannabis Medicinal tem sido uma alternativa animadora. “Muitos pacientes retomam suas atividades diárias associando esse tratamento com outras terapias alternativas como osteopatia e acupuntura”, conta.

No entanto, ele ressalta que o tratamento da dor crônica precisa ser multidisciplinar e individual, já que as causas também são variadas e as respostas aos tratamentos não são uniformes.

Diretriz da OMS contra a dor lombar

Conforme a diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem tratamentos contra a dor lombar que possuem algum grau de evidência positiva — em que os benefícios superam os riscos. Nesta diretriz, a entidade cita a terapia comportamental operante (um tipo de psicoterapia) e a terapia cognitivo-comportamental (um tipo de psicoterapia). O ortopedista esclarece que o uso de terapias alternativas não deve jamais abandonar o embasamento científico.

“Sabemos que ainda temos poucos estudos que não usam como base medicamentos ou insumos disponibilizados pela indústria farmacêutica. Medicinas não tradicionais, medicamentos naturais e práticas manuais não são muito estudadas com estrutura científica que embasam o uso seguro dessas tecnologias, talvez por desinteresse econômico para financiar tais estudos”, acredita.

Advertisement
Dr. Acássio Barreto - Foto divulgação

Dr. Acássio Barreto – Foto divulgação

Dr. Acássio lembra que não devemos jamais abandonar a boa prática médica, ouvindo ativamente o paciente, estando ao lado dele durante a jornada contra a dor e em favor da qualidade de vida.

Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS