NOSSAS REDES SOCIAS

Mundo

Por que celebridades estão glamurizando cigarro de novo

Publicado

em

Brat, nome do álbum mais recente da cantora Charli XCX, foi eleita palavra do ano pelo dicionário britânico Collins. O termo é usado para definir alguém com “atitude confiante, independente e hedonista”. E, segundo a artista, ser brat pode significar ter “um maço de cigarros e um isqueiro Bic”.

Não foi à toa que a cantora espanhola Rosalía presenteou Charli XCX com um buquê de cigarros no aniversário dela; que a cantora americana Addison Rae fumou não apenas um, mas dois cigarros ao mesmo tempo no clipe de Aquamarine; e que o ator Paul Mescal declarou que se recusou a parar de fumar quando estava entrando em forma para o filme Gladiador 2.

Os riscos do tabagismo são bem conhecidos — e a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que o cigarro causa mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 477 brasileiros morram todos os dias por causa do tabagismo. Por ano, 145 mil mortes relacionadas ao cigarro poderiam ser evitadas no país.

A médica Misra-Sharp adverte que mesmo em pequenas quantidades, fumar aumenta o risco de doenças graves, como câncer de pulmão, que tem uma taxa de mortalidade de 90% em cinco anos.

Advertisement
Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS