NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Médica explica o conceito de intolerância alimentar

Publicado

em

A atriz e cantora norte-americana Zooey Deschanel - Foto divulgação

O diagnóstico envolve avaliação clínica (história do paciente e sintomas), dieta de eliminação (retirar o alimento suspeito e observar os sintomas), exames laboratoriais específicos e testes de intolerâncias alimentares

A atriz e cantora norte-americana Zooey Deschanel revelou em entrevistas que sofre com intolerância alimentar à lactose, a ovos e trigo. Esse problema é caracterizado como uma reação adversa a certos alimentos, que ocorre quando o corpo não consegue digerir ou processar adequadamente a substância presente na comida. A médica Cintia Machado (CRM-RS 45.813) diz que isso pode acontecer devido a uma deficiência enzimática, à presença de aditivos alimentares ou a reações do sistema imunológico.

No entanto, ela chama a atenção para a diferença da intolerância e da alergia alimentar. Cintia esclarece que a primeira não envolve o sistema imunológico e geralmente causa sintomas mais leves e tardios, como dor abdominal ou diarreia. Já a segunda envolve o sistema imunológico e pode causar reações imediatas e potencialmente graves, como anafilaxia — o Ministério da Saúde afirma que é a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), provocada por diversos agentes, como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois. A avaliação e o tratamento imediato são fundamentais para evitar a morte.

Sintomas e causas

Conforme a médica, os sintomas podem variar, porém, os mais comuns incluem dor e distensão abdominal, gases, diarreia, náuseas e/ou vômitos, fadiga, prurido e dermatites. “Os principais causadores da intolerância alimentar englobam lactose (intolerância à lactose), glúten (doença celíaca ou sensibilidade ao glúten), frutose (intolerância à frutose), aditivos alimentares (sulfatos, glutamato monossódico, aspartame, corantes artificiais), certos tipos de fibras (como aquelas em leguminosas)”, aponta.

Dra. Cintia Machado - Foto divulgação

Dra. Cintia Machado – Foto divulgação

Tratamento

De acordo com Cintia, o tratamento principal é a exclusão do alimento ou substância que causa intolerância à dieta. Além disso, algumas pessoas podem se beneficiar de suplementação enzimática (como lactase para intolerância à lactose), modificações na dieta para melhorar a digestão, modulação intestinal e ajustes alimentares buscando uma dieta isenta de alimentos com potencial inflamatório.

Advertisement
Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS