Saúde
Mal súbito: cardiologista explica a doença
Metade dos pacientes que sofrem parada cardíaca fora do hospital tiveram ao menos um sintoma nas horas ou dias anteriores, aponta estudo americano divulgado no Lancet, feito pelo Cedars-Sinai Health System, em Los Angeles.
No fim do ano passado, o cantor gospel Pedro Henrique desmaiou no palco enquanto fazia um show, em Feira de Santana, na Bahia. Ele teve infarto fulminante e faleceu, subitamente, aos 30 anos.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), a morte súbita é responsável por 320 mil mortes, por ano, no Brasil. De acordo com o cardiologista Frederico Scuotto, os possíveis sintomas prévios ao colapso hemodinâmico são dor torácica importante, falta de ar significativa e de início repentino, palpitações, sensação de desmaio e/ou desmaio.
Ele explica que é possível reverter a morte súbita tornando-a abortada, pois a realização de ciclos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) são essenciais, assim como a utilização de desfibriladores externos. Assim, a presença deles em locais públicos torna-se primordial. Além disso, o pronto atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem sido fundamental no combate à parada cardiorrespiratória (PCR) fora do ambiente hospitalar.
Segundo Scuotto, é possível prevenir a morte súbita na maioria dos casos. Nos pacientes sem comorbidades, o acompanhamento regular com o cardiologista e a realização de exames preventivos
são fundamentais, especialmente nos indivíduos acima dos 35 anos.
Quem já tem doença cardíaca diagnosticada deve ser estratificado quanto ao risco da ocorrência de morte súbita. Nesses casos, a prevenção se faz através do cardioversor-desfibrilador implantável (CDI). “Se o risco for considerado significativo, é indicado, então, o implante do CDI. Para aqueles pacientes que já apresentaram morte súbita abortada de origem cardíaca, o CDI está normalmente indicado para a prevenção de novos
eventos”, comenta.
A morte súbita pode acometer pacientes em todas as idades, incluindo crianças e adultos jovens. O cardiologista fala que a prevalência, porém, torna-se maior nas faixas etárias elevadas, em que o paciente apresenta mais comorbidades e chance de cardiopatia associada.
Para o médico, os relatos de morte súbita em jovens decorrem de doenças cardíacas com herança genética importante. Ele destaca a miocardiopatia hipertrófica, em que a parte do músculo cardíaco apresenta crescimento anormal, podendo levar a arritmias graves e morte súbita.
Parentes de pacientes com essa patologia são habitualmente convocados a realizar exames de triagem (ecocardiograma e eletrocardiograma) para avaliação de possível acometimento também pela doença.
Existem ainda doenças que acometem os canais iônicos responsáveis pela formação e condução do estímulo elétrico que vai originar o batimento cardíaco pelo coração, as chamadas canalopatias. Seus principais representantes são as síndromes do QT Longo Congênito, Síndrome de Brugada e a Taquicardia Ventricular Polimórfica Catecolaminérgica. “Relacionada ainda à morte súbita em jovens, figurando como causa principal em atletas, está a síndrome de Wolff-Parkinson-White, passível de correção através de um procedimento minimamente invasivo, chamado estudo eletrofisiológico com ablação”, completa
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Ingrid Desirée: Revelando Segredos de Beleza e Autoestima no “Pod Talento”
-
Internacional1 ano atrás
Dr. Alessandro Gioia: “Especialista em cidadania italiana tira dúvida sobre o procedimento”
-
Saúde12 meses atrás
COVID-19 aumenta significativamente o risco de complicações graves em mulheres grávidas
-
Famosos1 ano atrás
Lopes Dilo: Do Paraná para Jundiaí, Humorista conhecido como o ‘Neo Brasileiro’ conquista eventos com sua incrível semelhança a Keanu Reeves
-
Internacional1 ano atrás
Diana Nascimento: A Brasileira que se Tornou Guia em Paris
-
Notícias1 ano atrás
Viajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro
-
Famosos1 ano atrás
Padrinho de Mavie posta fotos inéditas do nascimento da filha de Neymar e Bruna Biancardi
-
Cultura1 ano atrás
Amélia Borges: “Conheça a Escritora Portuguesa que está conquista o mundo literário”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Estreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Cultura1 ano atrás
O Diário da Lótus, o livro
-
Famosos12 meses atrás
Nova fase! Ana Verena muda o visual após fim de casamento com Fábio Assunção
-
Internacional1 ano atrás
Aline Dombroscki: Desbravando as Fronteiras do Mundo Digital
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Katia Helena de Souza: despertando o potencial feminino e inspirando transformações
-
Notícias1 ano atrás
Conheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Conhecimento Jurídico para todos: A missão de Roney Max de Oliveira
-
Economia2 anos atrás
Mentor financeiro Neilor Gobbi explica como investir em ativos digitais
-
Famosos12 meses atrás
Fora de filme do Mamonas Assassinas, Pitchulinhas de Dinho não se casaram e se dedicam à carreira: fotos
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Josiane Silva: “Empresária brasileira faz sucesso na Inglaterra inovando técnicas como cabeleireira”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Café Mammolo: “A sensação gastronômica brasileira em meio a Chelsea – Londres”