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Entenda o conceito e as habilidades de quem tem superdotação

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Jô Soares, Ashton Kutcher e Lisa Kudrow - Foto divulgação

O Censo Escolar de 2022 mostrou que há 26.815 alunos identificados com altas habilidades/superdotação no país

Personalidades famosas como o apresentador Jô Soares, já falecido, os atores norte- americanos Ashton Kutcher e Lisa Kudrow são pessoas consideradas superdotadas. De acordo com a neuropediatra Estéfani Ortiz, o significado desta palavra é uma condição caracterizada por habilidades intelectuais ou talentos excepcionais que estão significativamente acima da média para a idade do indivíduo. Ela explica que áreas como habilidades acadêmicas, artísticas, criativas, esportivas ou sociais podem ser envolvidas.

A médica comenta que faltam informações e compreensão sobre o tema, pois muitas pessoas associam erroneamente a superdotação à ideia de o indivíduo ser um “gênio”, quando, na verdade, pode se manifestar de maneiras diversas e específicas. “Crianças e adolescentes superdotados podem enfrentar incompreensão tanto de familiares quanto da escola. Isso pode resultar em falta de apoio adequado, expectativas irreais, isolamento social e dificuldades emocionais”, aponta.

Características de um superdotado

Segundo a neuropediatra, as características mais comuns são: Alta capacidade de aprendizado e pensamento rápido; Curiosidade intensa e busca constante por conhecimento; Criatividade e inovação;

Sensibilidade emocional e empatia; Interesse profundo em áreas específicas; Facilidade para resolver problemas complexos.

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Diagnóstico

Estéfani destaca que o diagnóstico de superdotação geralmente envolve uma avaliação multidisciplinar que pode incluir:

Testes de quociente de inteligência (QI) e outras avaliações psicométricas; Observação de comportamento e desempenho escolar;

Relatórios de professores e pais; Avaliações de habilidades específicas em áreas como música, arte ou esportes.

Orientação aos pais

A médica diz que buscar informações e compreender as necessidades específicas do filho é fundamental, pois pode proporcionar um ambiente estimulante e enriquecedor, além de apoiar e encorajar os interesses e talentos dele.

Dra. Estefáni Ortiz - Foto divulgação

Dra. Estefáni Ortiz – Foto divulgação

Outro ponto importante citado pela neuropediatra é trabalhar em parceria com a escola para garantir que o filho receba apoio adequado, visando promover o seu desenvolvimento emocional e social, ajudando-o a lidar com frustrações e expectativas. Se necessário, Estéfani recomenda que os pais procurem orientação de profissionais especializados para avaliar e apoiar o desenvolvimento do criança.

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