Saúde
Câncer de pele é o tipo mais comum no país
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são registrados cerca de 185 mil casos da doença
A apresentadora Ana Maria Braga e a cantora Kelly Key são personalidades famosas que enfrentaram e venceram a luta contra o câncer de pele. Esse tipo de tumor maligno representa 33% dos cânceres diagnosticados no Brasil. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) chama atenção para o melanoma, que apesar de representar somente 3% dos casos, é bastante agressivo.
De acordo com a cirurgiã oncológica Patrícia Câmara, os carcinomas são os principais cânceres de pele não melanoma. Apesar de uma incidência muito alta, eles têm baixo risco de metástase, de disseminação e, portanto, óbito por tumor. Ela explica que os carcinomas crescem de forma lenta, geralmente, milímetros por ano. Podem se apresentar como lesões avermelhadas que coçam ou que criam casquinha que descama e volta. As lesões formadas também podem parecer com verruga ou espinha, que vão crescendo, podendo ou não coçar e sangrar. “Mas se você deixa por anos, elas vão destruindo as estruturas. Começa na pele. Vai para a gordura. Daqui a pouco, pega alguma estrutura, um músculo. Às vezes, por exemplo, no rosto, começa a invadir osso”, conta.
A oncologista comenta que a queimadura solar, a exposição por tempo prolongado à radiação ultravioleta (UV) é o que mais machuca a pele. No entanto, ela ressalta que quando a pessoa toma sol antes das dez da manhã ou depois das 17 horas, por 15, 20 minutos, não é fator de risco, como o machucado, a queimadura. “Quem se expõe ao sol a ponto de sentir ardência, incômodo, ficar vermelho, já sofreu queimadura solar. O acúmulo de muitas queimaduras leves ou algumas mais graves é fator de risco para câncer de pele”, alerta.
Patrícia reforça que o filtro solar (dê preferência os que possuem fator acima de 30, ou 50 para peles mais claras) deve ser utilizado duas vezes ao dia ou ser reaplicado a cada duas horas se você estiver exposto ao sol, seja na praia, piscina ou atividade física, além do uso de boné, chapéu e óculos escuros com fator de proteção.
A médica cita também que algumas pessoas nascem com uma mancha (pinta) preta grande em alguma parte do corpo, chamada de nevo melanocítico congênito grande/gigante. Ela esclarece que nevo é uma lesão de pele; melanocítico quer dizer escuro e congênito porque a pessoa nasceu com ele. Câmara aponta que apesar de benignos, o risco de malignização durante a vida é de 5 a 10%. Quando a criança nasce com a pinta muito grande, a indicação é tentar retirar ou fazer o acompanhamento.
Pintas
Conforme Patrícia, as pintas de melanoma são muito agressivas, crescem rapidamente e se espalham cedo. Ela diz que foi criado um sistema chamado ABCDE (veja a imagem abaixo) para a população identificar se a sua pinta tem risco de melanoma.
Prevenção
A oncologista recomenda que se houver casos na família, principalmente de melanoma, o indivíduo deve cuidar mais e começar o acompanhamento com o especialista de maneira precoce. Patrícia revela que o risco de melanoma aumenta com a idade, mas não é raro entre as pessoas com menos de 30 anos. Na verdade, é um dos cânceres mais frequentes em adultos jovens, especialmente entre as mulheres.“Não é uma doença só de pacientes idosos. O melanoma acontece geralmente em pessoas que têm a genética mais propensa”, pondera.
Como ressalta a médica, se a pessoa não tem história na família, mas possui pele clara, olho claro, cabelo claro, ela deve procurar um profissional especializado e cuidar mais da exposição solar. Indivíduos com algumas síndrome/doenças de pele, reumatológica, em uso de imunossupressor ou com doença imunossupressora que baixa a imunidade tem incidência muito aumentada de câncer de pele. “Quem tem xeroderma pigmentoso, síndrome do nevo displásico, que é todo cheio de pintinha, quem toma medicação para imunossupressão, os transplantados, paciente HIV, já devem ter um médico que orienta e cuida disso também”, finaliza.
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Ingrid Desirée: Revelando Segredos de Beleza e Autoestima no “Pod Talento”
-
Internacional1 ano atrás
Dr. Alessandro Gioia: “Especialista em cidadania italiana tira dúvida sobre o procedimento”
-
Saúde12 meses atrás
COVID-19 aumenta significativamente o risco de complicações graves em mulheres grávidas
-
Famosos1 ano atrás
Lopes Dilo: Do Paraná para Jundiaí, Humorista conhecido como o ‘Neo Brasileiro’ conquista eventos com sua incrível semelhança a Keanu Reeves
-
Internacional1 ano atrás
Diana Nascimento: A Brasileira que se Tornou Guia em Paris
-
Notícias1 ano atrás
Viajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro
-
Famosos1 ano atrás
Padrinho de Mavie posta fotos inéditas do nascimento da filha de Neymar e Bruna Biancardi
-
Cultura1 ano atrás
Amélia Borges: “Conheça a Escritora Portuguesa que está conquista o mundo literário”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Estreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Cultura1 ano atrás
O Diário da Lótus, o livro
-
Famosos12 meses atrás
Nova fase! Ana Verena muda o visual após fim de casamento com Fábio Assunção
-
Internacional1 ano atrás
Aline Dombroscki: Desbravando as Fronteiras do Mundo Digital
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Katia Helena de Souza: despertando o potencial feminino e inspirando transformações
-
Notícias1 ano atrás
Conheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Conhecimento Jurídico para todos: A missão de Roney Max de Oliveira
-
Economia2 anos atrás
Mentor financeiro Neilor Gobbi explica como investir em ativos digitais
-
Famosos12 meses atrás
Fora de filme do Mamonas Assassinas, Pitchulinhas de Dinho não se casaram e se dedicam à carreira: fotos
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Josiane Silva: “Empresária brasileira faz sucesso na Inglaterra inovando técnicas como cabeleireira”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Café Mammolo: “A sensação gastronômica brasileira em meio a Chelsea – Londres”