NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Alimentação anti-inflamatória pode ser aliada na luta contra a endometriose

Publicado

em

Guilhermina Guinle e Isabella Santoni - Foto divulgação

Frutas como abacaxi, laranja e morango estão na lista dos bons alimentos que auxiliam no combate à doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a endometriose atinge cerca de 180 milhões de mulheres no mundo e sete milhões no Brasil. Uma em cada dez brasileiras, em idade reprodutiva, apresenta a síndrome. Além disso, a OMS reconhece a patologia como problema de saúde pública. A endometriose faz crescer tecidos benignos na parte externa do útero e pode causar inflamações, incluindo o ovário. A doença traz dores para as mulheres, sangramentos intensos durante o período menstrual, além de ser uma das causas mais comuns da infertilidade. Famosas como as atrizes Guilhermina Guinle e Isabella Santoni declararam publicamente que já sofreram ou lidam com o problema.

A endometriose e a alimentação

Segundo a nutricionista Camilla Simões, alguns estudos associam fatores alimentares e nutricionais com a endometriose, como, por exemplo, em mulheres que consumiam gordura trans em excesso. Elas possuíam 28% a mais de chances de ter a doença. “Claro que outros hábitos também são associados além da dieta, como o consumo de álcool, histórico familiar e sedentarismo. Uma alimentação anti-inflamatória pode auxiliar nos principais sintomas, diminuindo a inflamação na mulher que sofre com cólicas, dor pélvica, dor na relação sexual e até mesmo infertilidade”, aponta.

Dra. Camilla Simões - Foto divulgação

Dra. Camilla Simões – Foto divulgação

Camilla recomenda aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, vitamina A e C, gorduras boas, como o ômega 3, antioxidantes, como o resveratrol e minerais, como o zinco e selênio, também são algumas estratégias com ótimas respostas na paciente que tem este problema. A nutricionista orienta que associar atividade física e diminuição de alimentos industrializados, principalmente ricos em açúcar e gordura trans, são abordagens indispensáveis na melhora da qualidade de vida de pacientes com endometriose.

Advertisement
Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS