NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Vamos falar sobre saúde mental?

Publicado

em

A saúde mental é um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com o stress da vida, realizar as suas capacidades, aprender bem e trabalhar bem, e contribuir para a sua comunidade. É uma componente integral da saúde e do bem-estar que sustenta as nossas capacidades individuais e colectivas para tomar decisões, construir relações e moldar o mundo em que vivemos. A saúde mental é um direito humano básico. E é crucial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconómico.

A saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais. Existe num continuum complexo, que é vivenciado de forma diferente de uma pessoa para outra, com vários graus de dificuldade e angústia e resultados sociais e clínicos potencialmente muito diferentes.

As condições de saúde mental incluem transtornos mentais e deficiências psicossociais, bem como outros estados mentais associados a sofrimento significativo, prejuízo no funcionamento ou risco de automutilação. Pessoas com problemas de saúde mental têm maior probabilidade de apresentar níveis mais baixos de bem-estar mental, mas nem sempre ou necessariamente esse é o caso.

Determinantes da saúde mental

Ao longo das nossas vidas, múltiplos determinantes individuais, sociais e estruturais podem combinar-se para proteger ou minar a nossa saúde mental e mudar a nossa posição no continuum da saúde mental.

Advertisement

Fatores psicológicos e biológicos individuais, como competências emocionais, consumo de substâncias e genética, podem tornar as pessoas mais vulneráveis a problemas de saúde mental.

A exposição a circunstâncias sociais, económicas, geopolíticas e ambientais desfavoráveis – incluindo pobreza, violência, desigualdade e privação ambiental – também aumenta o risco das pessoas de sofrerem de problemas de saúde mental.

Os riscos podem manifestar-se em todas as fases da vida, mas aqueles que ocorrem durante períodos sensíveis do desenvolvimento, especialmente na primeira infância, são particularmente prejudiciais. Por exemplo, sabe-se que a educação severa e o castigo físico prejudicam a saúde infantil e o bullying é um dos principais factores de risco para problemas de saúde mental.

Fatores de proteção ocorrem de forma semelhante ao longo de nossas vidas e servem para fortalecer a resiliência. Incluem as nossas competências e atributos sociais e emocionais individuais, bem como interações sociais positivas, educação de qualidade, trabalho digno, bairros seguros e coesão comunitária, entre outros.

Os riscos para a saúde mental e os fatores de proteção podem ser encontrados na sociedade em diferentes escalas. As ameaças locais aumentam o risco para indivíduos, famílias e comunidades. As ameaças globais aumentam o risco para populações inteiras e incluem crises económicas, surtos de doenças, emergências humanitárias e deslocamentos forçados e a crescente crise climática.

Advertisement

Cada fator de risco e proteção tem apenas uma força preditiva limitada. A maioria das pessoas não desenvolve um problema de saúde mental apesar da exposição a um fator de risco e muitas pessoas sem nenhum fator de risco conhecido ainda desenvolvem um problema de saúde mental. No entanto, a interação dos determinantes da saúde mental serve para melhorar ou prejudicar a saúde mental.

Colunista: @annaalveszoficial

Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS