NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Saiba mais sobre artroscopia de ATM

Publicado

em

Artroscopia de ATM - Foto divulgação

Por ser pouco invasivo, o procedimento tem tido mais visibilidade, atingindo resultados satisfatórios

Segundo o cirurgião bucomaxilofacial Paulo Vasconcelos, a disfunção de ATM é uma alteração na articulação responsável pelos movimentos da mandíbula. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, dor na face, estalos ao abrir e/ou fechar a boca, dor de ouvido, zumbido (às vezes pode estar associado com tontura).

Conforme o Ministério da Saúde, as principais causas estão relacionadas com a mordida (encaixe dos dentes superiores e inferiores); a falta de dentes; próteses mal-adaptadas ou “gastas” (toda prótese deve ser avaliada anualmente para controlar o seu desgaste); aperto ou ranger de dentes durante o dia ou durante a noite.

Outros fatores podem levar as pessoas a desenvolverem os sintomas citados, tais como: acidentes de carro com algum tipo de traumatismo, tanto na face como no pescoço; traumas no local da articulação (boladas, quedas); traumas na região do queixo; artrites e artroses; estresse emocional; entubamento para cirurgias, endoscopias e cirurgias de siso.

Artroscopia de ATM

Advertisement

A cirurgia consiste na introdução de uma cânula, com minicâmera, no interior da articulação da mandíbula. O objetivo é visualizar as estruturas internas e realizar os procedimentos necessários para o restabelecimento da saúde articular. “Está indicada nos casos de alterações articulares em estágios intermediários, quando o paciente realizou o tratamento conservador e não obteve melhora da queixa e desconforto”, explica o cirurgião bucomaxilofacial.

Dr. Paulo Vasconcelos - Foto divulgação

Dr. Paulo Vasconcelos – Foto divulgação

De acordo com ele, normalmente o paciente está apto ao retorno das atividades entre sete a 15 dias, dependendo da complexidade e nível de comprometimento da articulação. “Por ser considerado um tratamento minimamente invasivo, a cirurgia possui um tempo de recuperação muito breve”, conclui.

 

 

 

Advertisement
Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS