NOSSAS REDES SOCIAS

Mundo

A nova estratégia americana que pode mudar a guerra na Ucrânia

Publicado

em

Ucrânia precisa resistir mais um ano. Os Estados Unidos têm um novo plano para ajudar a Ucrânia a derrotar a Rússia. Entretanto, sua eficácia depende da capacidade de resistência de Kiev, por mais um ano, de acordo com o The New York Times.

Construir armas e manter território

Alguns membros do governo americano acreditam que a Ucrânia deveria concentrar-se em manter o território que ainda possui, enquanto trabalha para aumentar a produção de suas próprias armas avançadas.

Os objetivos da nova estratégia

Assim, a Ucrânia seria uma “ameaça credível” suficiente para que Moscou prosseguisse as negociações em 2025.

Ucrânia já estaria concentrada em parte da estratégia

Embora não haja confirmação oficial se a nova estratégia já foi iniciada, há sinais de que a Ucrânia tem trabalhado em um de seus aspectos.

Mais drones em 2024

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, segundo a Reuters, que um milhão de drones seriam produzidos no país em 2024.

11 mil de médio a longo alcance

Destes, apenas 11 mil seriam de médio a longo alcance, enquanto outros mil capazes de voar uma distância de mais de mil quilômetros. A informação foi dada pelo Ministro das Indústrias Estratégicas da Ucrânia, Oleksandr Kamyshin, segundo a Reuters.

Advertisement
Kamyshin ainda revelou que todas as instalações de produção de drones estão prontas. Mas estes equipamentos não são a única coisa que Kiev tem desenvolvido.

O primeiro míssil nacional de longo alcance.

Engenheiros ucranianos fabricaram o primeiro míssil doméstico de longo alcance do país, em 2023, fato revelado ao mundo em setembro, por Zelensky, em postagem no Telegram.

Ucrânia quer sua própria versão do Neptune

Além disso, o país tem trabalhado em uma versão de longo alcance do míssil Neptune, de acordo com o vice-ministro da Defesa da Ucrânia, Ivan Havrylyuk.

A arma que afundou o Moskva

Ao site de notícias militares ucraniano ArmyInform, o Ministro Havrylyuk disse que foi um Neptune que afundou o Moskva, em abril de 2022.

Aumento da cooperação com os Estados Unidos

A crescente cooperação entre Kiev e Washington no desenvolvimento da indústria de defesa da Ucrânia também dá indícios de que a orientação estadunidense tem sido seguida.

Construindo uma base industrial de defesa robusta

No dia 6 de dezembro, a administração Biden anunciou novas ações de cooperação com a Ucrânia, com o objetivo de promover “uma base industrial robusta e autossuficiente”.

Advertisement

A equipe de negócios da Ucrânia

Foram designados conselheiros no Congresso para aumentar a interoperabilidade da Ucrânia com os EUA e combater a corrupção. Enquanto isso, a “Equipe de Acordo para a Ucrânia”  irá se concentrar nas necessidades de exportação de defesa do país.

Troca de dados técnicos

Dados técnicos também serão trocados, num esforço para responder às necessidades operacionais dos ucranianos, nas áreas de defesa aérea, reparação e sustentação, bem como na produção de munições críticas.

Produzindo FrankenSAMs domésticos

Além disso, a Ucrânia deveria receber as informações necessárias para iniciar a produção interna de FrakenSAM, sistemas híbridos avançados de defesa aérea que integram munições ocidentais com a antiga tecnologia soviética.

Sucesso no campo de batalha

“Estes resultados iniciais não só expandirão a cooperação EUA-Ucrânia e fornecerão à Ucrânia as capacidades necessárias para ter sucesso no campo de batalha a curto prazo, mas também apoiarão a recuperação econômica e a defesa da Ucrânia a longo prazo”, diz o comunicado da Casa Branca.

Advertisement
Continue lendo
Advertisement

MAIS LIDAS