Cultura
Milka Plaza: “Dicas Divertidas – Cinema Marginal x Cinema Novo”
A indústria do cinema vem se modificando desde os tempos dos precursores como Charles Chaplin, irmaosLumière, Alfred Hitchcok, François Trauffeau entre outros…no Brasil tem havido influência americana, inglesa, francesa e como forma de manifesto, o cinema de autor.
O Cinema Novo e o Cinema Marginal foram dois movimentos importantíssimos do cinema brasileiro no período entre as décadas de 1960 e 1970. O cinema novo por exemplo defendia a estética da fome e se preocupava com assuntos culturais, histórias ecostumes nacionais.O Cinema marginal era despreocupado, grotesco, preconizava, a violência e o absurdo do cotidiano do povo marginalizado na sociedade brasileira.
A relação entre os dois movimentos não se dava apenas através dessas diferenças ou congruências, mas existia também uma relação de interesse mútuo entre os diretores. Não era segredo a admiração de Bressane e Sganzerla pelos trabalhos de Glauber Rocha e Paulo Cezar Saraceni, por exemplo. Inclusive, Rocha também experimentou um pouco da marginalidade em Câncer, longa de 1972.
A respeito do Cinema Marginal, os gêneros são variados, como policial, drama, erótico e terror. Os filmes, em geral de baixo orçamento, são produzidos principalmente na Boca do Lixo, centro de São Paulo, e no Rio de Janeiro, pela produtora Belair. Com tramas insólitas: a do rapaz que, com tranquilidade, dá navalhadas fatais no pai e na mãe, passa a lâmina no sofá para tirar o sangue, coloca a arma no bolso e sai de casa para assistir a um filme. Essa é a parte inicial de Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), do diretor de cinema Júlio Bressane (1946), um dos ícones do movimento, ao lado de nomes como Rogério Sganzerla (1946-2004), Neville d’Almeida (1941) e Ozualdo Candeias (1922-2007). Candeias dirige A Margem (1967), marco inaugural do movimento, com suas histórias trágicas e esquisitas entre dois casais.
Poster do filme “O bandido da luz vermelha” – filme brasileiro de 1968, do gênero policial, dirigido por Rogério Sganzerla.
Li um artigo interessante no Portal brasileiro de cinema, Passos e descompassos à margem, de Rubens Machado Jr, que diz: “O improviso e a precariedade (a “câmera na mão”) como condições necessárias para a perspectiva de indagação livre e aberta sobre a condição brasileira (“uma idéia na cabeça”) parecem ser as divisas resistentes dos marginais. Hoje, quando olhamos ao redor e vemos o dito cinema da retomada no Brasil tão dispendioso, pseudo-convencional, acadêmico, pesadão – em plenos anos 90, com o sucesso do cinema iraniano, dos independentes americanos, do filme de periferia francês, do Dogma 95 – nos perguntamos se o problema político-econômico, persistente, não é também um problema de memória”. Mesmo assim, existem cineastas brasileiros que recorrem a várias temáticas,
Principais cineastas e filmes
Rogério Sganzerla
- O Bandido da Luz Vermelha
- A mulher de todos
- Sem Essa, Aranha
Júlio Bressane
- O Anjo Nasceu
- A família do barulho
- Matou a família e foi ao cinema
Ozualdo Candeias
- A herança
- A margem
- Trilogia do terror
Andrea Tonacci
- Bangbang
Neville D’Almeida
- Mangue Bangue
- The Night Cats
João Batista de Andrade
- Gamal, o delírio do sexo
- Em cada coração um punhal
Referências
- BERNARDET, Jean Claude (2001). «Cinema Marginal?». Folha de S. Paulo
- GARDNIER, Ruy. Uma indústria da anti-indústria. In: GATTI, André Piero; FREIRE, Rafael de Luna (orgs.). Retomando a questão da indústria cinematográfica brasileira. Rio de Janeiro: Caixa Cultural: Terra Brasilis, 2009.
- MELO, Luís Alberto Rocha . A construção do “filme marginal”. CPCine, UFJF. _______.
- JOSÉ, Ângela. Cinema marginal, a estética do grotesco e a globalização da miséria. ALCEU – v. 8 – n. 15 – p.155 a 163 – jul./dez. 2007.
Colunista: Milka Plaza
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Ingrid Desirée: Revelando Segredos de Beleza e Autoestima no “Pod Talento”
-
Internacional1 ano atrás
Dr. Alessandro Gioia: “Especialista em cidadania italiana tira dúvida sobre o procedimento”
-
Saúde12 meses atrás
COVID-19 aumenta significativamente o risco de complicações graves em mulheres grávidas
-
Famosos1 ano atrás
Lopes Dilo: Do Paraná para Jundiaí, Humorista conhecido como o ‘Neo Brasileiro’ conquista eventos com sua incrível semelhança a Keanu Reeves
-
Internacional1 ano atrás
Diana Nascimento: A Brasileira que se Tornou Guia em Paris
-
Notícias1 ano atrás
Viajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro
-
Famosos1 ano atrás
Padrinho de Mavie posta fotos inéditas do nascimento da filha de Neymar e Bruna Biancardi
-
Cultura1 ano atrás
Amélia Borges: “Conheça a Escritora Portuguesa que está conquista o mundo literário”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Estreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Cultura1 ano atrás
O Diário da Lótus, o livro
-
Famosos12 meses atrás
Nova fase! Ana Verena muda o visual após fim de casamento com Fábio Assunção
-
Internacional1 ano atrás
Aline Dombroscki: Desbravando as Fronteiras do Mundo Digital
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Katia Helena de Souza: despertando o potencial feminino e inspirando transformações
-
Notícias1 ano atrás
Conheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Conhecimento Jurídico para todos: A missão de Roney Max de Oliveira
-
Economia2 anos atrás
Mentor financeiro Neilor Gobbi explica como investir em ativos digitais
-
Famosos12 meses atrás
Fora de filme do Mamonas Assassinas, Pitchulinhas de Dinho não se casaram e se dedicam à carreira: fotos
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Josiane Silva: “Empresária brasileira faz sucesso na Inglaterra inovando técnicas como cabeleireira”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Café Mammolo: “A sensação gastronômica brasileira em meio a Chelsea – Londres”