Saúde
Dados do Atlas Mundial da Obesidade mostram que a doença deve apresentar um crescimento acima do comum nos próximos anos
No país, a estimativa é que até 2035, 41% da população adulta conviva com a doença
Famosos como o cantor Péricles e a atriz Fabiana Karla lutam contra a obesidade. Eles tratam o problema com orientação profissional e optaram por não fazer tratamentos invasivos, como a cirurgia bariátrica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, quase 2 bilhões de pessoas no mundo possuíam excesso de peso. A projeção é que no ano que vem o número salte para 2,3 bilhões de pessoas portadoras de sobrepeso, contudo, cerca de 700 milhões já apresentam obesidade. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 60% da população possui sobrepeso e 26% já pode ser considerada obesa. “Os dados mostram que este número só aumenta, não só entre adultos, mas a obesidade infantil está cada vez mais expressiva”, comenta Andreia Argente, biomédica e nutricionista.
Para a especialista, as principais causas da obesidade estão nas condutas nutricionais inadequadas, já que não se pode deixar de ampliar ainda mais essa visão sem entender que os indivíduos estão cada vez mais afastados de movimentos físicos e corporais em função das facilidades tecnológicas. “Isso faz com que o corpo não se exercite de forma natural bem como a fome de gente se estenda e se some as demais fomes. As pessoas pedem um Ifood e todo lazer tem sempre a ver com comida”, aponta.

Dra. Andreia Argente – Foto divulgação
Andreia conta que muita gente tem dificuldade para perder peso porque a maioria acredita que é só “fechar a boca” e praticar exercícios físicos. “Isso não funciona. É uma armadilha”, pontua. A nutricionista também destaca que para muitos não existe a possibilidade da atividade física. “As pessoas no passado caminhavam mais. Agora não é uma opção. Virou coisa de gente rica ou atleta”, acredita.
Bariátrica
A biomédica e nutricionista Andreia salienta que este tipo de cirurgia vai precisar de acompanhamento para sempre. “Não é a pílula mágica. A bariátrica é o extremo do tratamento da fome do corpo, mas não quer dizer que não tenha que tratar as outras fomes”, esclarece.
Alimentos
Quando perguntada se ultraprocessados, comidas muito calóricas, comer gordura e carboidrato em excesso são os grandes vilões da obesidade, Andreia responde negativamente. “O motivo pelo qual se come sempre vai ser mais relevante do que se come. Muita gente fica querendo saber qual é dieta, mas poucos procuram entender o que as fizeram chegar até ali”, pontua.
Tratamento
Andreia explica que uma pessoa é considerada obesa conforme o Índice de Massa Corpórea (IMC) e o valor for superior a 33. No entanto, ela lembra que se a pessoa tem uma mente obesa e ainda não chegou neste IMC, o corpo é a parte visível da mente. “Se essa pessoa não começar a entender e tratar as três fomes é uma questão de tempo para a obesidade sair da mente e aparecer no corpo”, orienta.
A biomédica reforça que para tratar a obesidade é fundamental compreender as três fomes (gente, alma e corpo) e entender a história de vida do indivíduo. A partir disso, é feito um acompanhamento diário, com início, meio e fim.
-
Empreendedorismo2 anos atrásIngrid Desirée: Revelando Segredos de Beleza e Autoestima no “Pod Talento”
-
Internacional2 anos atrásDr. Alessandro Gioia: “Especialista em cidadania italiana tira dúvida sobre o procedimento”
-
Saúde2 anos atrásCOVID-19 aumenta significativamente o risco de complicações graves em mulheres grávidas
-
Famosos2 anos atrásLopes Dilo: Do Paraná para Jundiaí, Humorista conhecido como o ‘Neo Brasileiro’ conquista eventos com sua incrível semelhança a Keanu Reeves
-
Internacional2 anos atrásDiana Nascimento: A Brasileira que se Tornou Guia em Paris
-
Notícias2 anos atrásViajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro
-
Famosos2 anos atrásPadrinho de Mavie posta fotos inéditas do nascimento da filha de Neymar e Bruna Biancardi
-
Cultura2 anos atrásAmélia Borges: “Conheça a Escritora Portuguesa que está conquista o mundo literário”
-
Empreendedorismo2 anos atrásEstreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Cultura2 anos atrásO Diário da Lótus, o livro
-
Famosos2 anos atrásNova fase! Ana Verena muda o visual após fim de casamento com Fábio Assunção
-
Internacional2 anos atrásAline Dombroscki: Desbravando as Fronteiras do Mundo Digital
-
Empreendedorismo2 anos atrásKatia Helena de Souza: despertando o potencial feminino e inspirando transformações
-
Notícias2 anos atrásConheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Famosos2 anos atrásFora de filme do Mamonas Assassinas, Pitchulinhas de Dinho não se casaram e se dedicam à carreira: fotos
-
Empreendedorismo2 anos atrásLucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Empreendedorismo2 anos atrásConhecimento Jurídico para todos: A missão de Roney Max de Oliveira
-
Economia3 anos atrásMentor financeiro Neilor Gobbi explica como investir em ativos digitais
-
Empreendedorismo2 anos atrásJosiane Silva: “Empresária brasileira faz sucesso na Inglaterra inovando técnicas como cabeleireira”
-
Famosos2 anos atrásLucas Mariano: Jovem Artista do Espírito Santo Brilha Rumo ao Sucesso
